Entenda a importância do detector de gases para espaços confinados
O detector de gases para espaços confinados é um equipamento essencial para a segurança de trabalhadores que atuam nesses ambientes. Afinal, uma das principais características desses espaços é a falta de informação sobre a composição dos gases presentes nessa atmosfera e isso, pode provocar a asfixia por falta falta de oxigênio ou o envenenamento por componentes tóxicos. Nessas condições, o ambiente torna-se perigoso e podem ocorrer acidentes envolvendo explosões e morte de colaboradores.
Devido aos riscos existentes em ambientes confinados, as normas NR 33 e NBR 16 677 determinam diversas medidas voltadas ao monitoramento dessas áreas, bem como, a prevenção de acidentes. Tanto empregadores quanto trabalhadores são responsáveis pela manutenção das medidas de segurança e devem atender à essas normas de forma rigorosa, criando boas práticas e protocolos a serem seguidos por todos. Contudo, o fornecimento dos equipamentos de proteção são de responsabilidade da empresa e cabe ao empregador providenciar os todos os equipamentos necessários para cada operação.
No post de hoje, vamos tratar sobre a importância da detecção de gases em ambientes confinados e como funciona o detector de gases para operações nesses espaços. Também vamos tratar da importância de manter esses espaços devidamente monitorados para que haja a total segurança do trabalhador durante as operações. Para quem trabalha com espaços confinados e quer saber mais sobre segurança e equipamentos, vale a pena conferir!
Como funciona o detector de gases para espaço confinado
Ambientes confinados podem apresentar gases nocivos como monóxido de carbono e gás sulfídrico (tóxicos), metano e estireno (inflamáveis) e dióxido de carbono (asfixiante), entre outros. A principal função do detector de gases para espaços confinados é identificar a presença desses gases e alertar o trabalhador para que adote os equipamentos necessários ou evite a exposição.
Segundo as normas de segurança (NR 33 e NBR 16 677), a liberação da entrada em qualquer espaço confinado prescinde da avaliação da atmosfera local, bem como, da identificação de riscos. Por isso, o detector de gases é um equipamento necessário para operações nesses locais, já que permite uma análise precisa da atmosfera e, consequentemente, um avaliação de riscos mais precisa.
Hoje todos os equipamentos disponíveis no mercado avaliam gases específicos, de acordo com a capacidade dos seus sensores. Um dos equipamentos que melhor atende as necessidades das empresa é o Detector BW Gás Alert Max XT, que identifica até 4 gases presentes na atmosfera.
O detector BW Gás Alert Max XT
O detector BW Gás Alert Max XT é um equipamento desenvolvido para trabalhos em espaços confinados. Ele monitora até quatro gases e combina simplicidade de operação com apenas um botão, facilitando o manuseio e treinamentos. Sua bomba motorizada executa amostragens remotas inteligentes, evitando a sucção de líquidos e protegendo o equipamento.
O detector BW Gás Alert Max XT é um equipamento bastante recomendado para o monitoramento continuo de espaços confinados, ambientes com atmosfera explosiva, ambientes com deficiência ou enriquecimento de oxigênio e com presença de monóxido de carbono e sulfeto de hidrogênio (gás sulfídrico).
Características do detector de gases para espaços confinados
As principais características do detector BW Gás Alert Max XT são:
- Detector multigases para espaços confinados, recarregável, leituras em tempo real de até quatro gases simultaneamente, calibração automática de botão único;
- Capacidade para medição de 4 gases simultaneamente: O2, LEL, CO e H2S;
- Bomba Eletrônica para amostragens dos gases do espaço confinado já integrada ao instrumento;
- Alarmes: Três alarmes de pico, alarme sonoro, alarme vibratório e alarmes visual tipo LED;
- Display: Mostra leituras dos 4 gases simultaneamente em uma tela LCD de fácil leitura e montagem frontal;
- Caixa: em policarbonato sólido compacto e resistente;
- Classificações Interferências eletromagnética/radiofrequência. Em conformidade com a diretiva de conformidade eletromagnética 89/336/EEC – IP66/67;
- Acessórios inclusos: Guia de Operação e prendedor tipo “jacaré”;
- Datalogger Habilitado.
- Aferição e Calibração: mantenha o instrumento aferido e calibrado com os kits de calibração apropriados. Consulte o CTAT para maiores informações sobre calibração e assistência técnica.
- Interface fácil e intuitiva;
Detector de gases para espaços confinado: alugar ou comprar?
Como explicamos, o monitoramento e o controle de riscos em ambientes confinados é uma exigências das normas de saúde e segurança do trabalho. Assim, toda empresa deve adotar todos os equipamentos de segurança necessários, seja para evitar acidentes, seja para evitar penalizações dos órgãos de fiscalização.
Diante disso, muitas empresas se questionam se é melhor alugar ou comprar um detector de gases para espaços confinados. Já falamos nesse post sobre o aluguel de equipamentos de proteção respiratória, mas vale destacar alguns aspectos que tornam o aluguel mais vantajoso do que a compra para muitas empresas. Entre eles estão:
- A economia de investimento em equipamentos que muitas vezes serão utilizados por curtos períodos. Isso possibilita o empresário focar investimentos na sua atividade fim;
- Custo zero com manutenção;
- Permite a máxima produtividade com entrega em um tempo mínimo para o início da obra;
- São entregues sob medida para a sua demanda;
- Permite o cliente testar os equipamentos antes do investimento na compra;
- Podem ser entregues com treinamento dedicado;
- Transfere para a locadora a responsabilidade por entregar os equipamentos adequados para cada aplicação cumprindo a legislação mais recente e com o melhor custo-benefício.
Para a grande maioria das empresas, as operações em espaços confinados são de caráter temporário. Por isso, para a grande maioria, a aquisição do equipamento não representa um custo-benefício atraente e o aluguel pode ser a melhor opção. Mesmo para empresas que realizam operações constantes nesses ambientes, a aquisição também deve ser avaliada com cautela, já que existem custos como a manutenção, por exemplo, que devem ser considerados na compra.
Hoje já existem empresas especializadas no mercado com inúmeras soluções para a segurança em ambientes confinados. Muitas delas oferecem aluguel de equipamentos, treinamentos e outras facilidades que acabam compensando a aquisição.
Independentemente da decisão pela compra ou pelo aluguel, nunca é demais dizer que ter esses equipamentos é fundamental para evitar riscos que podem levar a acidentes graves envolvendo a morte de colaboradores, bem como, penalizações severas por parte dos órgãos de fiscalização. Assim é fundamental buscar bons equipamentos e boas soluções para que a segurança não seja deixada de lado!
Você tem dúvidas sobre medidas e equipamentos de segurança em ambientes confinados? Conheça as soluções da Breathe para o seu negócio. Entre em contato e saiba mais!