Qual a finalidade do SMART – Purificador com Suprimento de Ar da Breathe?
Para as empresas que precisam de um purificador de ar comprimido para atividades em espaços confinados (E.C), quando já possua um sistema de ar comprimido disponível, a melhor solução é o SMART. O purificador com suprimento de ar SMART é um purificador completo para garantia do ar grau D, como o XPAR1000 e o XPAR3000 mas além disso possui um sistema de suprimento de ar com cilindros de backup / emergências para trabalhos em espaços confinados ou atmosferas IPVS.
Funcionalidades do Purificador:
O Purificador de Ar Respirável com Suprimento de Ar para trabalho em espaços confinados conta com uma série de funcionalidades que tornam esse equipamento completo.
O sistema de suprimento de ar
O sistema de suprimento de ar desse equipamento é totalmente automático. O sistema possui 02 cilindros em aço carbono que garantem uma autonomia de 15 a 20 minutos para até 4 usuários simultâneos em caso de queda de pressão, contaminação do ar comprimido por gases ou falta de energia.
Em caso de:
- Contaminação da linha de ar comprimido por gases ou,
- Baixa pressão da rede de ar ou,
- Falta de energia,
O sistema de cilindros é acionado por válvula de transferência automática emergencial que habilita o ar dos cilindros e soa um alarme específico para cada caso (falta de energia, baixa pressão do compressor ou má qualidade do ar comprimido).
O purificador de ar Grau D do SMART
O equipamento recebe ar comprimido da fábrica e elimina os contaminantes para garantir que a qualidade atenda ao Grau D de segurança para respiração.
Além disso, todo SMART possui um filtro catalisador de CO para diminuir a concentração de pequenas quantidades de monóxido de carbono (CO) que possam existir no ar comprimido admitido.
O analisador de gases de leitura direta do SMART
A todo momento o analisador de gases (XAR8000) especialmente desenvolvido para ar de respiração, garante o registro de toda avaliação da qualidade do ar respirável que passa pelo conjunto purificador. O analisador pode ser configurado com sensores de CO, O2, CO2, vapores orgânicos (VOC), benzeno, gás de coqueria, H2S, entre outros;
Possui entrada para bump test através da qual podem ser realizadas aferições e testes de detecção de gases sempre que necessário.
Controle automático da validade de sensores e filtros do SMART
O analisador possui um sistema capaz de checar a validade dos filtros por dois mecanismos:
- Por tempo de utilização (em horas) e,
- Saturação e arraste de material contaminado (caso tenha o sensor específico para isso).
- Controla ainda a validade de cada sensor, calibração e demais objetos do sistema do ar respirável.
Aplicação de Sistemas de Ar Respirável Conjugados ao SMART com o Zephyr
Aplicação de Sistemas de Ar Respirável Conjugados ao SMART com o Skid (AirSafe Pro)
Desvios de aplicação:
- Apesar do SMART possuir sensor de O2 em todas as versões, é proibido o uso deste em linha de ar comprimido que possa haver misturas com outros gases puros como N2, O2 pois podem asfixiar o trabalhador durante as atividades como fonte de ar respirável.
- A Breathe orienta que nas imediações em um raio de 30 m os compressores da área industrial não fiquem expostos continuamente a veículos com motores a combustão tais como tratores, empilhadeiras, guindastes, geradores a diesel ou gasolina, compressores a combustão, lavadores de gases, caldeiras de CO ou ainda vasos de pressão, torres, silos e quaisquer tipos de vasos que possam ser abertos e desprender grandes quantidades de gases asfixiantes ou tóxicos. É importante ainda que essas máquinas quando instaladas na área industrial sejam posicionadas de acordo com a orientação de 90° em relação a direção do vento ou ainda na posição que anteceda essas máquinas quando o vento cruzar seu caminho para evitar que a emanação desses gases siga na direção da captação dos compressores.
- Todo purificador de ar respirável da Breathe possui catalisador de CO para quebrar o monóxido de carbono em CO2 porém a concentração limite desse gás na atmosfera (a 1 atm) não deve ultrapassar 10 ppm pois quando o ar for comprimido essa concentração poderá aumentar para até 100 ppm e esse é o limite de catálise para o catalisador de CO. Todo purificador de ar respirável da Breathe, possui monitoramento de CO em tempo real e é ajustado para disparar o alarme de acordo com a NBR 12543, em 10 ppm porém não deve-se expor a linha de ar comprimido a concentração superior a 10 ppm de CO devido o alto risco de contaminação e rápido envenenamento do trabalhador por esse gás tão perigoso.
Download – Ficha Técnica SMART
https://protecaorespiratoria.com/wp-content/uploads/2024/11/DptB2310SMART.pdf
CONHEÇA MAIS OS EQUIPAMENTOS DA BREATHE PARA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA E TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS