Compressores de ar respirável de alta pressão

Compressores de ar respirável de alta pressão admitem ar da atmosfera (ar ambiente) e comprimem-no a pressões de até 6000 psi (400 bar). À medida que o ar se move através dos múltiplos estágios de compressão, ele é resfriado após cada estágio. Este resfriamento é necessário para tornar possível a compressão a essas altas pressões.

Esse ar é armazenado em cilindros de aço ou de composite (geralmente alumínio revestido de fibra de carbono e resinas) para posteriormente serem consumidos, em pressões bem menores.

Compressores de ar de alta pressão são usados em uma variedade de aplicações, combate a incêndio, emergências químicas, mergulho . As coisas a considerar ao comprar um compressor de ar incluem: o limite de pressão que seus cilindros suportam, as vazões (capacidade de enchimento) e a rapidez que precisará dos equipamentos além do custo, espaço disponível e requisitos normativos da qualidade de ar.

Quando você precisar de um compressor de ar de alta pressão procure saber as normativas que ele atende e como faz isso. Como diz o ditado, papel aceita tudo então procure se informar, peça referências e se informe da experiência do fabricante com a sua aplicação.  A qualidade da filtragem é um bom começo, mas além disso é importante contar com um pós venda a altura. Um sistema de enchimento de cilindros carrega  nos cilindros o suprimento de suporte a vida de bombeiros, mergulhadores profissionais e trabalhadores nos ambientes mais hostis a vida. Por isso certifique-se da rede de suporte técnico e pós venda com peças e serviços para sua equipe.

Quão alta é a “alta pressão” dos compressores de ar  respirável

A alta pressão é tecnicamente qualquer coisa comprimida a mais de 150 libras por polegada quadrada (PSI), mais ou menos 10 bar. Um compressor de garagem padrão pode produzir até 150 psi de pressão. Enquanto 150 PSI é o ponto de partida de alta pressão pois o Compressor de alta pressão normalmente fornece soluções para pressões de ponto de uso de 1000 a 6000 PSI.

Porém já existem compressores industriais com pressões de trabalho de 415 bar e podem chegar a 500 bar. Porém nesses casos, o problema maior é encontrar cilindros que suportes essa pressão de trabalho.

O que é ar respirável

O ar respirável provem do ar atmosférico comprimido e isso é razoavelmente óbvio, porém o que poucos profissionais param pra pensar é que quando se comprime o ar 10 vezes (no caso de 150 psi) ou a 60000 (400 bar) significa que todos os contaminantes, inclusive os gases tóxicos, também são comprimidos e se concentram na mesma proporção.

Isso quer dizer que o sistema de filtragem e os monitores de gases ambientais precisam garantir que a qualidade do ar aspirado (puxado para dentro do compressor) seja de boa procedência e isenta de gases de combustão de carros, caminhões, empilhadeiras, tratores, geradores de energia a diesel e guindastes em uso. Ou seja, o  ar respirável comprimido no seu cilindro é altamente dependente da qualidade do ar da sua empresa e dos arredores.

Padrões normativos do ar respirável

Existem muitos gases tóxicos que dependendo da concentração podem levar a morte em minutos.  Por conta disso, as normas de ar respirável definem parâmetros máximos de alguns gases tóxicos, mais comuns e parâmetros mínimo e máximo da concentração de oxigênio no ar respirável.

No Brasil os padrões do ar respirável são definidos pela NBR 12543, revisada em 2017 e que desde 1986 segue os padrões da norma ANSI CGA.  O limite de monóxido de carbono (CO) deve ser inferior a 10 ppm, o dióxido de carbono (CO2) inferior a 1000 ppm, a concentração de oxigênio (O2) deve estar entre 19,5 e 23,5%, a névoa de óleo deve ser inferior a 5mg/m3 e o ponto de orvalho deve ser menos 10°C abaixo da menor temperatura ambiente esperada para o local.

Mas existem outras normativas importantes no mundo, a maioria dos compressores de ar respirável da Europa procuram atender a BS EN 12021:2014 – Compressed Air Breathing Quality. Nos EUA além dessa, os padrões da OSHA 1910.134 devem ser atendidos – principalmente com relação a concentração de CO, uso de catalisador de CO em algumas aplicações e ainda monitor de ar mandado em linha.

A maioria dos compressores produzem ar de respiração de alta qualidade que atende aos padrões de NFPA 1989 e CGA Grade E. A maioria deles vem com o sistema de purificação do ae embarcado junto ao compressores. Nossos monitores eletrônicos opcionais de monóxido de carbono (CO) fornecem monitoramento contínuo e tranquilidade para os operadores de máquinas durante o carregamentos dos cilindros.

Os compressores de ar respirável para alta pressão

 No Brasil existem muitas marcas e modelos disponíveis para realizar o enchimento de cilindros de ar respirável. Vamos citar apenas alguns mas existem dezenas de modelos e configurações possíveis dependendo da aplicação.

BAUER Compressores

A Bauer é um empresa alemã consolidada no mercado nacional. Conhecido pela robustez. No Brasil os modelos de compressores de alta pressão mais conhecidos são:

SÉRIE POSSEIDON (PE)

Os modelos mais comuns da série PE são o PE200, PE250, PE300. Sua vazão como o próprio modelo diz, varia de 100 a 300 litros por minuto (lpm).

Pode ser movido a energia elétrica (bifásico ou trifásico) ou a gasolina.

Perfeito como compressor de ar respirável para grupos de mergulho e bombeiros, ou para o enchimento rápido de cartuchos para tiro esportivo e paintball.

Esta instalação leve e compacta é fácil de transportar e tem espaço em quase qualquer porta-malas.

Graças às suas pequenas dimensões e técnica avançada, o mais compacto dos nossos compressores de ar respirável portáteis é perfeito para uso em barcos, para entusiastas do mergulho desportivo, para aplicações de proteção respiratória, paintball e tiro desportivo.

SÉRIE MARINER

Essa é a série profissional de alto desempenho dos compressores portáteis da Bauer.

Um dos compressores portáteis mais potentes do mundo: com até 320 l/min.

Extremamente robusto e resistente à corrosão: para uso nas condições mais adversas.

Possui diversos diferenciais e kits capazes de aumentar as possibilidades dele, como enchimento de cilindros de 200 e 300 bar com válvula de comutação manual. Pontas de recarga (fill conector) para pressão de 200 e 300 bar com manômetro e dreno incorporado ao conector. Pode vir equipado com drenos e purgadores de condensados automáticos.

Desempenho máximo com requisitos mínimos de espaço tornam o MARINER o carro-chefe da série PROFI-LINE II para trabalhos intensos e diários.

Disponível na versão elétrica ou a gasolina e equipado com quatro mangueiras de enchimento no escopo de fornecimento padrão. Opcionalmente disponível na versão até 420 bar.

O bloco extremamente robusto e os componentes resistentes à corrosão também permitem o uso nas condições climáticas mais adversas.

COLTRI

Compressor italiano também muito conhecido no mercado nacional e conhecido pela robustez e custo de aquisição um pouco inferior ao Bauer. Possui como família mais conhecida a linha MCH. Os mais conhecidos são:

COLTRI MCH 6:

Possui vazão de 100 lpm (equivalente ao PE100 da Bauer), pode ser movido por motor elétrico bifásico ou trifásico ou ainda a gosolina para aplicações embarcadas ou onde não exista pontos de energia elétrica. Pode realizar cargas de cilindros com pressões de 150 a 300 bar.

COLTRI MCH 16 TECH:

Posui alta vazão (315 lpm), motor  a combustão (gasolina) e pode carregar dois cilindros simultaneamente. Possui drenos auitomáticos e pressão de enchimento que podem variar de 150 a 300 bar.

COLTRI MCH 16 ET SMART:

Posui alta vazão (315 lpm), motor elétrico de 5,5 kW e pode carregar dois cilindros simultaneamente. Possui drenos auitomáticos e pressão de enchimento que podem variar de 150 a 300 bar e chassi de fácil transporte.

NARDI

LINHA PACIFIC

A linha de Nardi Compressores Pacific, foi projetada com aplicações de alto desempenho, como a Linha Mariner, da Bauer e a Linha MCH 16 da Coltri. Atua a muitos anos no mercado de mergulho profissional e recreativos onde fez seu nome e expandiu para o mercado industrial e mundial.  Estes compressores têm a escala das capacidades de 160l/minuto a 350l/minuto, com uma pressão máxima de 350 bar. Assim como as demais marcas do mercado, pode ser equipado com motores elétricos ou motores a combustão interna.

Conclusão 

Todas as referidas marcas procuram atender as normativas dos padrões de ar respirável com sistemas de filtros e monitores eletrônicos de gases e de saturação de filtros incorporados. Garanta que todos os parâmetros da sua aplicação estejam sendo atendidos quando resolver pela compra ou locação dessas soluções.

LOCAÇÃO DE COMPRESSORES DE ALTA PRESSÃO

Se a sua necessidade é eventual ou permanente, consulte a área técnica da Breathe. Podemos ajudar você e a sua empresa a definir a melhor opção, seja a compra ou a locação de um compressor de alta pressão.

Cada detalhe apresentado aqui de maneira resumida pode comprometer os recursos da sua aplicação e comprometer o objetivo final. A nossa equipe irá definir a melhor, verificando o atendimento normativo exigidos e a melhor opção de pressão e vazão de ar para a sua realidade.

Na dúvida, consulte-nos. Sempre temos uma opção para a sua empresa.

 

CONHEÇA MAIS OS EQUIPAMENTOS DA BREATHE PARA AR RESPIRÁVEL

E TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS

Chronos Suprimento de Ar Respirável

Unidade Móvel de Ar Respirável UMAR

XAR8000 Detector Multigases

XPAR3000 Purificador de Ar Respirável

 

 

 

 

 

Revalidacao-dos-Filtros-xpar1000-xpar3000-smart

FUNCIONAMENTO DO COMPRESSOR DE ALTA PRESSÃO PARA ENCHER CILINDROS DE AR RESPIRÁVEL 

NARDI PACIFIC E35  – 350 LITROS DE AR POR MINUTO (350 LPM / 220 E 330 BAR)

 

MONITORAMENTO DE MONÓXIDO DE CARBONO (CO)

PARA COMPRESSORES DE AR RESPIRÁVEL 

Compressores de alta pressão Compressores de alta pressão Compressores de alta pressão Compressores de alta pressãoBreathe Proteção Respiratória

 

Gostou? Tem dúvidas sobre os equipamentos?

Entre em contato (Aqui!) com a nossa equipe!