Quais os limites de Concentração do Oxigênio

em Espaços Confinados?

 

Programa de Proteção Respiratória (PPR) da Fundacentro

O PPR da Fundacentro estabelece que a concentração de oxigênio no ar deve estar entre 19,5% e 23,5% para garantir a segurança dos trabalhadores. Abaixo de 19,5%, a atmosfera é considerada deficiente em oxigênio, e acima de 23,5%, a atmosfera é considerada enriquecida em oxigênio, aumentando o risco de incêndio e explosão.

Norma Regulamentadora 33 (NR 33)

A NR 33, que trata de segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados, também estabelece esses limites. De acordo com a NR 33, atualizada em 2022, os limites de concentração de oxigênio são:

  • Limite Inferior de Concentração de Oxigênio: 19,5%
  • Limite Superior de Concentração de Oxigênio: 23,5%

Esses limites são mencionados no item 33.3.3.2 da NR 33, que especifica as condições atmosféricas seguras para a entrada e permanência em espaços confinados.

 

Concentração de oxigênio na NR 33

  • Concentração baixa de oxigênio:
    A partir de 19,5% de oxigênio na atmosfera, é considerado baixo teor de oxigênio, e o ambiente começa a ser considerado perigoso para a saúde.

    • Menor que 19,5%: A concentração de oxigênio é insuficiente para a manutenção de funções vitais normais. A pessoa pode começar a sentir os efeitos da hipóxia (falta de oxigênio), como tontura, falta de ar e cansaço.
  • Concentração de oxigênio em níveis IPVS (potencialmente perigosos):
    Menor que 16%: A concentração de oxigênio passa a ser considerada IPVS (Índice de Periculosidade por Baixo Teor de Oxigênio), ou seja, a atmosfera está em uma condição de risco grave para a saúde e pode levar à perda de consciência e até à morte se a exposição continuar.
  • Excesso de oxigênio:
    A NR 33 também considera os riscos de atmosferas com oxigênio em excesso, ou seja, acima de 23,5%. Esse nível pode ser perigoso, pois aumenta o risco de incêndios e explosões.

Resumo:

  • Menor que 19,5% de oxigênio: Considerado baixo teor de oxigênio, com risco à saúde.
  • Menor que 16% de oxigênio: Considerado IPVS (risco grave à saúde).
  • Maior que 23,5% de oxigênio: Considerado risco de incêndio e explosão devido ao oxigênio em excesso.

Ja conhece o SMART – Purificador de Ar com Sistema de Backup

para Atividades em Espaços Confinados? 

Para as empresas que precisam de um purificador de ar comprimido para atividades em espaços confinados (E.C), quando já possua um sistema de ar comprimido disponível, a melhor solução é o SMART. O purificador com suprimento de ar SMART é um purificador completo para garantia do ar grau D, como o XPAR1000 e o XPAR3000 mas além disso possui um sistema de suprimento de ar com cilindros de backup / emergências para trabalhos em espaços confinados ou atmosferas IPVS.

 

Livre-se do peso da máscara autônoma e da dificuldade de Acessar os Espaços Confinados com o SMART

Como o SMART possui sistema de back de cilindros, junto ao purificador de ar, você pode adentrar aos espaços confinados somente com a mangueira de ar, sem a dificuldade de acessar as bocas de visitas (BV) e manter o peso do equipamento autônomo enquanto realiza suas atividades.

Purificador Ar Grau D com Suprimento de Ar para Atividades em Espaços Confinados

CONHEÇA MAIS OS EQUIPAMENTOS DA BREATHE PARA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA E

TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS

smart purificador de ar respirável portátil

Unidade Móvel de Ar Respirável UMAR

XAR8000 Detector Multigases

Revalidacao-dos-Filtros-xpar1000-xpar3000-smart