Controle da poeira no setor cerâmico

Manual de Controle da Poeira no Setor de Revestimentos Cerâmicos

A Fundacentroe a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) acabam de lançar o “Manual de Controle da Poeira no Setor de Revestimentos Cerâmicos”. A publicação visa apresentar ao setor de revestimentos cerâmicos recomendações técnicas para o controle da geração de poeira e da exposição dos trabalhadores nos processos de fabricação desses materiais para revestimento.


O Manual faz parte do projeto institucional Estudo da exposição Ocupacional à Sílica na Indústria de Revestimentos Cerâmicos, que tem orientado o Fórum Interinstitucional Permanente da Indústria de Revestimentos Cerâmicos de Santa Gertrude (SP).
A coordenadora do projeto, Maria Margarida Teixeira Moreira Lima, pontua o Manual como “recomendações para profissionais das áreas de prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais, de qualidade e de meio ambiente, de produção e de projetos industriais das empresas”. A pesquisadora é gerente setorial de cerâmica e vidro do Programa Nacional de Eliminação da Silicose (PNES). As informações contidas no Manual foram elaboradas a partir de recomendações europeias e de trabalhos realizados em outros segmentos da indústria cerâmica. E também no estudo preliminar conduzido pela Fundacentro nas empresas de placas cerâmicas de Santa Gertrudes, de agosto de 2005 a junho de 2006.
No subsiste Sílica e Silicose da Fundacentro, encontram-se disponíveis todas as informações sobre projetos e ações do Grupo Gestor e dos Grupos Setoriais do Programa Nacional de Eliminação da Silicose.
Para fazer o download do Manual clique aqui.

Claudinei Machado
CoFundador da Breathe Sistemas de ar respirável