Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

World day for safety and health at work

Anualmente, morrem cerca de dois milhões de homens e mulheres devido a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Em todo o mundo são registrados, a cada ano, 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de doenças relacionadas ao trabalho.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) nunca aceitou a ideia de que acidentes e doenças relacionadas ao trabalho sejam “ócios do ofício”. A prevenção funciona. Ao longo do século XX, os países industrializados observaram que as lesões graves diminuíram

World Safety Day

consideravelmente, em parte graças aos avanços obtidos para garantir um local de trabalho mais saudável e seguro. O desafio é estender esta iniciativa positiva a todo o mundo do trabalho.

A experiência tem demonstrado que uma cultura de segurança sólida é igualmente benéfica para trabalhadores, empregadores e governos. A eficácia das diversas técnicas de prevenção tem sido comprovada tanto para evitar os acidentes do trabalho e doenças profissionais, quanto para melhorar o rendimento das empresas. Alguns países dispõem de normas de segurança muito desenvolvidas, resultado direto das políticas que adotaram durante longo período, apoiadas no diálogo social tripartite e na negociação coletiva entre os sindicatos e os empregadores. Tais avanços foram obtidos também com uma legislação eficaz sobre segurança e saúde, apoiada por uma inspeção do trabalho adequada.
Em 2004, lembramos o vigésimo aniversário de um dos piores desastres químicos da história. O escapamento de gás de uma fábrica de praguicida em Bhopal, centro da Índia, provocou, em poucas horas, a morte de 2.500 pessoas e feriu mais de 200.000. Neste acidente, não somente foram afetados os trabalhadores da fábrica, como também suas famílias, bairros e comunidades inteiras. Este evento nos recorda como é importante criar uma cultura de segurança em que os governos, os empregadores e os trabalhadores desempenhem seu papel de modo a impedir que este tipo de tragédia volte a se repetir.

DIA MUNDIAL SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 

 O Dia Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho No dia 28 de abril, o movimento sindical mundial tem rememorado as vítimas dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Em 2003, a OIT adotou 28 de abril como o Dia Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho. O tema da campanha deste ano é a “promoção de uma cultura de segurança e saúde nos locais de trabalho em todo o mundo”.
Instaurar e manter uma cultura de prevenção em matéria de segurança e saúde exige o emprego de todos os meios disponíveis para incrementar a sensibilização, o conhecimento e a compreensão geral em respeito aos conceitos de perigo e risco, assim como da maneira de preveni-los e controlá-los.
Este ano, o Dia Mundial dará também destaque a três áreas de preocupação da OIT: os riscos químicos, a violência no trabalho e as enfermidades do aparelho respiratório.

A função da OIT

A Organização Internacional do Trabalho se esforça por garantir a todas as pessoas o direito de trabalhar em liberdade, com dignidade e segurança – o que inclui o direito a um ambiente de trabalho saudável e seguro. A OIT tem buscado um enfoque integrado de todos os seus meios de ação, incluindo as atividades normativas, os códigos e as diretrizes, a cooperação técnica internacional, as análises estatísticas e a divulgação de informação, com o fim de contribuir para que as ações de segurança e saúde no trabalho sejam mais eficazes.
Em junho de 2003, a Conferência Internacional do Trabalho adotou uma resolução relativa à segurança e saúde no trabalho, destacando a gravidade dos acidentes e doenças no trabalho e reafirmando que o tema continua sendo um requisito fundamental para se alcançar a meta de promover trabalho decente. A resolução destaca o papel mobilizador da OIT no fomento e promoção de uma cultura de prevenção em matéria de segurança e saúde e recomenda a organização de um ato internacional todos os anos.

Normas da OIT

Existem mais de 70 Convenções e Recomendações da OIT sobre questões de segurança e saúde. Ademais, a OIT tem publicado mais de 30 repertórios de recomendações práticas sobre segurança e saúde no trabalho.
Se desejar obter mais informações, acesse a página:

www.ilo.org/safework. As publicações da OIT podem ser obtidas no Escritório da Organização Internacional do Trabalho, Setor de Embaixadas Norte, Lote 35, Brasília – DF, ou pelo e-mail bravendas@oitbrasil.org.br
Claudinei Machado
CoFundador da Breathe Sistemas de ar respirável