Dióxido de Enxofre SO2

Dióxido de Enxofre SO2. A exposição a dióxido de enxofre ocorre a partir de respiração no ar. Ele afeta os pulmões e em níveis elevados pode resultar na queima do nariz e da garganta, dificuldades respiratórias, e obstruções das vias aéreas graves. 

O que é o dióxido de enxofre?


Dióxido de enxofre é um gás incolor com um odor acre picante. É um líquido quando está sob pressão, e se dissolve na água muito facilmente.
Dióxido de enxofre no ar vem principalmente de atividades como à queima de carvão e petróleo em usinas de energia ou de fundição de cobre. Na natureza, o dióxido de enxofre pode ser liberado para o ar a partir de erupções vulcânicas.

Como eu poderia me expor ao dióxido de enxofre?

Uma das maneiras mais simples de se expor aos óxidos de enxofre é respirando o ar que o contém ou tocando-o.
Trabalhando em indústrias que contém o produto como o refino de petróleo, fundição de cobre ou durante a queima de combustíveis fósseis em usinas de energia.
Trabalhando na fabricação de ácido sulfúrico, papel, conservantes de alimentos, ou fertilizantes ou viver perto de atividades altamente industrializadas, onde o dióxido de enxofre seja utilizado ou produzido.

Como o dióxido de enxofre pode afetar minha saúde?

A exposição a níveis muito elevados de dióxido de enxofre pode ser fatal. A exposição a 100 partes de dióxido de enxofre por milhão de partes de ar (100 ppm) é considerado imediatamente perigoso para a vida e de saúde (IPVS). A queima do nariz e da garganta, dificuldade respiratória, obstrução das vias aéreas e graves queimaduras nos órgãos do sistema respiratório ocorreram em mineiros que respiraram o dióxido de enxofre liberado como resultado de uma explosão em uma mina de cobre. A exposição prolongada a níveis persistentes de dióxido de enxofre pode afetar sua saúde. Alterações de função pulmonar foram observadas em alguns trabalhadores expostos a baixos níveis de dióxido de enxofre para 20 anos ou mais.