Enlonamento de caminhões: como garantir a segurança do colaborador

O enlonamento de caminhões é um procedimento bastante conhecido de caminhoneiros e demais profissionais que atuam com o transporte de cargas. Porém, nem todos conhecem os riscos que essa atividade representa e quais são as medidas de proteção que a empresa de transportes deve adotar.

Segundo a Norma Regulamentar 35, que disciplina o trabalho em altura, qualquer atividade realizada acima de 2 metros da superfície deve contar com um Sistema de Proteção contra Quedas (SPQ). Esse sistema engloba tanto medidas, quanto equipamentos, que visam evitar acidentes, além de minimizar os seus riscos.

No caso específico do enlonamento de caminhões, sempre que ele é realizado nessas condições, ou seja, acima de 2 metros do chão, os trabalhadores devem contar com medidas e equipamentos de proteção antiqueda oferecidos pela empresa de transportes. A falta desses equipamentos pode acarretar em uma série de penalidades para a empresa, como veremos adiante.

O pórtico para linha móvel é um desses equipamentos que compõe o sistema contra quedas no enlonamento de caminhões. Além de representar mais segurança para o trabalhador, esse equipamento favorece a produtividade, já que permite que dois funcionários trabalhem simultaneamente no enlonamento.

No post de hoje, além de explicarmos mais sobre esse equipamento, vamos tratar sobre a segurança do trabalho em altura e o enlonamento de caminhões. Para empresas que querem criar boas práticas de segurança e evitar acidentes e sanções, vale a pena conferir!

Enlonamento de caminhões: por que garantir a segurança?

O enlonamento é um procedimento que visa a proteção da carga, evitando a ação de intempéries (sol, vento, chuva, etc.), além de claro, as quedas que podem gerar acidentes graves nas rodovias.

Como muitos dos caminhões da frota presente no Brasil ainda não do tipo caçamba, o enlonamento é praticamente um procedimento obrigatória dentro da maioria das empresas de transporte.

Infelizmente, muitos caminhoneiros e profissionais ainda fazem o enlonamento de caminhões sem qualquer cuidado ou proteção. Muitos sequer sabem da necessidade de equipamentos e medidas de proteção para a realização dessa atividade.

A NR 35 é uma norma editada pelo Ministério do Trabalho que trata especificamente sobre a segurança do trabalho em altura. Segundo a norma, qualquer trabalho que é realizado acima de 2 metros do chão requer equipamentos e procedimentos específicos que visam a segurança do trabalhador.

NR 35 e o enlonamento de caminhões

Nos termos da NR 35, qualquer trabalho realizado em altura requer uma análise preliminar de riscos com o objetivo de evitar acidentes. Esse tipo de análise deve ser realizado por um técnico devidamente habilitado e nela devem constar os tipos de equipamentos de proteção individuais (EPIs) e coletivos (EPCs) que devem ser adotados pela empresa.

Além dos equipamentos, a empresa também deve oferecer um treinamento para os seus colaboradores, com uma capacitação mínima de 8 horas. Esse tipo de treinamento pode ser realizado tanto pela própria empresa quanto por terceiros. É fundamental, no entanto, que ele seja documentado através de:

  • um relatório da programação e do conteúdo disponibilizado;
  • uma lista de presença com as informações de todos que foram treinados;
  • a emissão de certificados para as pessoas que participaram (e também para a empresa).

Fiscalização e penalização

O Ministério do Trabalho é o principal órgão responsável por fiscalizar as medidas de proteção destinadas a prevenção de acidentes. Durante o procedimento de fiscalização, o agente pode solicitar uma série de documentos que devem ser apresentados pelas empresas.

No caso do enlonamento de caminhões feito acima de 2 metros do solo, a empresa deve apresentar a documentação que comprova o treinamento, bem como exibir os equipamentos de segurança durante a fiscalização.

A ausência de equipamentos ou treinamento podem acarretar em sanções administrativas como multas e suspensão das atividades. Além disso, um eventual acidente pode ocasionar ações na Justiça e indenizações por parte dos próprios trabalhadores.

A precaução com relação aos acidentes em altura é necessária e também positiva para a empresa. Afinal, aquelas que adotam medidas sofrem menos com afastamentos, faltas e problemas com a Justiça.

Por isso, adotar equipamentos de segurança não deve ser encarado como um custo, mas sim um investimento na medida em que traz diversos benefícios.

Pórtico de linha móvel para enlonamento de caminhão

O pórtico para linha móvel é um sistema de proteção contra quedas para operações de enlonamento de caminhões. Uma das suas grandes vantagens é que ele permite até dois usuários simultâneos, favorecendo assim a produtividade.

O pórtico para linha móvel da Breathe conta com as seguintes características:

  • ALTURA 5,5 metros. A altura pode ser ajustada de acordo com a necessidade de cada cliente. Informe os detalhes da sua necessidade e podemos fazer de acordo;
  • LARGURA DO VÃO: 3,5 metros – padrão.;
  • RODAS: MACIÇAS 8” – para piso preparados. As rodas são de borracha e maciças, que garantem maior rigidez e estabilidade ao conjunto;
  • Sistema de freio do tipo sapata mecânica em cada extremidade do conjunto para aumentar a fixação e aderência do sistema;
  • Possui escada de acesso incorporada para permitir atividade rápidas e seguras;
  • Construído com perfis de aço carbono e desenho modular de montagem, permitindo operações de montagem e desmontagem sem necessidade de corte e/ou procedimentos de soldagem;
  • Construção com soldagem especial para suportar as cargas de acordo com as exigências legais da NR 35 Anexo II, NBR 16.325-1/2014 – tipo D, NBR 14.628/2010;
  • A pintura é do tipo epóxi líquido na cor amarelo segurança (Munsell YR14) – padrão segurança;

Diferenciais dos equipamentos da Breathe

Na Breathe oferecemos diversos equipamentos de segurança para o trabalho em altura para nossos clientes. O pórtico móvel conta com alguns diferenciais como:

  • Fornecido com número de série;
  • ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA por engenheiro de segurança do trabalho (Sistema Coletivo de Proteção Contra Quedas);
  • Memorial de Cálculo;
  • Plano de Inspeção;
  • Manual de Montagem e Uso.

Para quem trabalha com o enlonamento de caminhões, segurança também é prioridade. Assim, vale a pena investir em equipamentos que atendam as normas técnicas e a segurança do trabalhador.

 Sua empresa realiza enlonamento de caminhões? Quer saber mais sobre os equipamentos e soluções que a Breathe oferece? Clique nos ícones abaixo e saiba mais!

 

CONHEÇA MAIS OS EQUIPAMENTOS DA BREATHE PARA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA E TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS

Chronos Suprimento de Ar Respirável

Unidade Móvel de Ar Respirável UMAR

XAR8000 Detector Multigases

XPAR3000 Purificador de Ar Respirável

 

 

 

 

 

Revalidacao-dos-Filtros-xpar1000-xpar3000-smart