Linha de ar mandado
Linha de ar mandado. Os respiradores de linha de ar comprimido – são compostos por uma peça facial, capuz ou capacete, blusão, blusão, touca ou roupa inflável ligados por uma mangueira de suprimento de ar através de uma engate engate rápido a um compressor.
Compressor com cavalete filtrante – Breathe |
Ou ainda, a fonte de suprimento de ar respirável pode ser uma bateria de cilindros com ar comprimido armazenado a altas pressões (cascata), válvulas redutoras e reguladores de pressão para suprir a demanda através das mangueiras.
No Brasil quem define os tipos de respiradores para linha de ar mandado é a ABNT, através da NBR 12543, de 1999.
No caso de ser utilizado com capuz, a norma utilizada no Brasil (até o momento) é a ABNT NBR 14749:2001: Equipamento de proteção respiratória – Respirador de adução de ar – Respirador de linha de ar comprimido com capuz. No caso do uso de respirador de linha de ar comprimido para uso com peça facial inteira ou semifacial a norma utilizada no Brasil é a ABNT NBR 14372:1999.
Muitas vezes, os respiradores de linha de ar comprimido – ar mandado, são chamados simplesmente de ar mandado ou fontes de ar mandado, ou simplesmente ar respirável.
Fontes:
1. TORLONI, VLADIMIR. O sistema respiratório. Manual de proteção respiratória. Publicado por ABHO.
2. PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA. Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/respiradores.html>. Acessado em: 27/12/2013
Acervo pessoal – Laboratórios Breathe
CONHEÇA MAIS OS EQUIPAMENTOS DA BREATHE PARA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA E
TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS