Case de sucesso : American Airlines – NR 33

O Desafio

Proteger equipe de manutenção do ambiente perigoso da entrada do tanque de combustível do avião e aumentar a eficiência do tempo de manobra de manutenção da frota.

Contexto

Uma grande parte do trabalho envolvido na inspeção apropriada e a manutenção dos tanques de combustível da aeronave e seus sistemas associados deve ser realizada no interior dos tanques. Executar as tarefas necessárias requer que a equipe de inspeção e manutenção entre no tanque, aonde existem diversos perigos provenientes do ambiente. Esses riscos potenciais incluem; fogo e explosão, compostos químicos tóxicos e irritativos, deficiência de oxigênio e a característica de espaço confinado do tanque de combustível em si. A fim de prevenir lesões relacionadas, organizações de operações e manutenção de estações devem desenvolver procedimentos específicos para identificação, controle e eliminação de riscos associados a entrada de tranques de combustível.

Preparação de Entrada no Espaço Confinado

Diversos passos devem ser realizados antes que um técnico de manutenção entre no tranque de combustível de um avião. Incluindo aterramento elétrico e desabastecimento de acordo com os procedimentos normativos, disponibilizando equipamento de proteção contra incêndios para pronto uso e desativação dos sistemas associados do avião, incluindo os sistemas de transferência de combustível e abastecimento/desabastecimento. Três passos finais devem ser realizados para garantir uma atmosfera segurada para a equipe de manutenção:

1.       Garantir ventilação adequada;

2.       Seguir as técnicas de ventilação adequadas;

3.       Monitorar apropriadamente o ar dentro dos tanques de combustível;

Garantir Ventilação Adequada

O método mais importante de controle de incêndios, explosão e perigos associados com trabalhos em tanques de combustível abertos, é a ventilação. Quanto mais ar fresco estiver presente no taque, mais seguro será o ambiente para a equipe de manutenção. Insuflar constantemente ar fresco no tanque ajuda a prevenir que a concentração de vapores de combustível alcance o limite inferior de explosividade (LEL), dessa forma prevenindo incêndios e explosões.

Técnicas de Ventilação Recomendadas

A estrutura física dos tanques de combustível de aviões apresenta alguns desafios inevitáveis ao garantir ventilação adequada. Alguns desses desafios incluem espaço morto e as pequenas aberturas entre as seções do tanque que reduzem o fluxo de ar, equipamento de ventilação que pode não ser selecionado ou montado apropriadamente, ou a interrupção da ventilação antes que o trabalho com acesso seja finalizado. Planejamento e a execução correto do mesmo são críticos para prover uma ventilação adequada.

A prática recomendada para administrar ventilação em um tanque é a técnica chamada “push-pull”. Primeiro, um orifício de acesso ascendente para fluxo de entrada deve ser aberto. Em seguida um acesso descendente para fluxo de saída deve ser aberto. Finalmente, um soprador deve ser posicionado no orifício de entrada, forçando o ar fresco para dentro do tanque. O equipamento de exaustão pode ser posto no orifício de saída para suplementar o fluxo de ar através do tanque.

Equipamento com Alimentação Elétrica

Técnicos de manutenção podem precisar utilizar uma série de equipamentos energizados, como iluminação, equipamentos de teste e ferramentas elétricas. Todo equipamento com alimentação elétrica deve ser intrinsecamente seguro ou classificado para uso em atmosfera potencialmente explosiva. Ferramentas pneumáticas devem ser alimentadas somente por ar comprimido, nunca por nitrogênio ou outro gás inerte que poça deslocar o oxigênio dentro do tanque.

A Solução

KIT RAMFAM DE VENTILAÇÃO PARA TANQUES DE COMBUSTÍVEL DE AERONAVES

Um kit de ventilação completo, portátil e à prova de explosão projetado especificamente para limpeza de tanques de combustível e exaustão de vapores inflamáveis completamente operado distante do local aonde está a aeronave a fim de criar um ambiente de trabalho mais seguro. Os sistemas de ventilação à prova de explosão e segurança aumentadaUB20XX, AFi75XX ou EFi75XX e o adaptador colar para tanques de combustível são construídos em polímeros de alta resistência com carcaças anti estáticas projetadas para descarregar eletricidade estática de forma segura.

Esse kit permite que a equipe de manutenção da American Airline utilize um sistema que pode ser guardado em um carrinho portátil para fácil transporte e montagem que fornece o maior nível de segurança intrínseca e com um alto desempenho de fluxo de ar para garantir manobras de manutenção mais seguras e rápidas.

A equipe de manutenção pode então remover os painéis necessários do tanque, em seguida instalar os sistema de ventilação (sucção ou pressão positivos, conforme exigido) para garantir que nenhum vapor tóxico ou inflamável possa contaminar o hangar/área de trabalho. O sistema de ventilação é instalado assim que os painéis são removidos.

O novo kit de manutenção de tanque de combustível de aeronaves está sendo usado para atender um Boeing 777 da American Airlines em seu hangar de manutenção em Dallas, Texas.

Material referenciado de: Conect Online – Produtos e Serviços para Trabalhos em Altura e Espaços Confinados

Disponível em: <https://conect.online/blog/american-airlines-manutencao-em-tanques-de-combustivel-espacos-confinados/>

Por: Joel Rayden