Monóxido de Carbono

Onde é encontrado CO? O que é o monóxido de carbono?

Diagrama Riscos CO

O monóxido de carbono, ou CO, é um gás inodoro e incolor que pode causar doenças e morte súbita.

O CO pode ser formado através da queima incompleta de motores a combustão interna, tais como os produzidos por carros e caminhões, pequenos motores a gasolina, fogões, carvão e madeira queimando, fogões a gás e sistemas de aquecimento. Mas o CO só se forma se houver ausência de oxigênio (O2) na reação. Quando há falta de oxigênio na reação de queima do combustível – comburente – fonte de calor – a reação pode ocorrer com os gases de escape (dióxido de carbono – CO2) e isso provoca uma queima incompleta do combustível e a geração do CO, ao invés de CO2. O CO a partir destas fontes pode acumular-se em espaços fechados ou semi-fechados. Pessoas e animais nestes espaços podem ser envenenados por respirá-lo.  Em países de clima frio onde é necessário o uso de aquecedores a gás ou o uso de lareiras é relativamente comum os casos de acidentes com mortes por envenenamento de CO. Outra forma comum e trágica de envenenamento por CO é manter veículos funcionando garagens muito fechadas por longos períodos – isso gera o CO e geralmente envenena os ocupantes do veículo que morrem por asfixia.

Quais são os sintomas de envenenamento por CO?

Os sintomas mais comuns de intoxicação por CO são dor de cabeça, tonturas, fraqueza, náuseas, vômitos, dor no peito, e confusão. Alto nível de inalação de CO pode causar perda de consciência e morte. Quando a concentração de CO é muito alta, pode ser que os sintomas nem sejam percebidos pela pessoa exposta e ela pode ficar inconsciente rapidamente e vir a óbito por falta de oxigênio nos neurônios. A menos que suspeitado, envenenamento por CO pode ser difícil de diagnosticar porque os sintomas imitam outras doenças. As pessoas que estão dormindo ou intoxicadas podem morrer de envenenamento por CO antes mesmo de sentir os sintomas.

Como ocorre o envenenamento por CO?

Os glóbulos vermelhos pegam CO mais rápido do que pegam o oxigênio. Se há uma grande quantidade de CO no ar, o corpo pode substituir o oxigênio no sangue com o CO Este oxigênio bloqueado de entrar no corpo e nas células pode danificar os tecidos e resultar em morte for asfixia. Na verdade a afinidade da hemoglobina com o CO é 250 vezes maior do que a afinidade com o oxigênio e é por isso que o CO é tão perigoso, além de não ter cheiro nem cor, sua ligação com a hemoglobina é extremamente perigosa para todas as células dos animais que necessitam de oxigênio para sobreviver.

Todas as pessoas e os animais estão em risco de envenenamento por CO. Certos grupos – fetos, bebês e pessoas com doença cardíaca crônica, anemia ou problemas respiratórios – são mais suscetíveis aos seus efeitos. Dados da Centers for Disease Control and Prevention – CDC informam que a cada ano, mais de 400 americanos morre de envenenamento por CO não intencional, mais de 20.000 visitam a sala de emergência e mais de 4.000 são hospitalizadas devido à intoxicação por CO. A fatalidade é mais alta entre os americanos mais de 65 anos.

 

CONHEÇA MAIS OS EQUIPAMENTOS DA BREATHE PARA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA E

TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS

Chronos Suprimento de Ar Respirável

Unidade Móvel de Ar Respirável UMAR

XAR8000 Detector Multigases

XPAR3000 Purificador de Ar Respirável

 

 

 

 

 

Revalidacao-dos-Filtros-xpar1000-xpar3000-smart