Equipamento de proteção respiratória

Equipamento de proteção respiratória NBR 13716 – Máscara autônoma de ar comprimido com circuito aberto. A NBR 13716 Equipamento de proteção respiratória – Máscara autônoma de ar comprimido com circuito aberto fixa as condições mínimas exigíveis para máscaras autônomas de ar comprimido com circuito aberto.

NBR 13716 – Máscara autônoma

Aplica-se também às máscaras autônomas para bombeiros. Esta Norma não se aplica às máscaras autônomas de circuito aberto para fuga e para equipamentos de mergulho. 

A máscara autônoma de circuito aberto é projetada e construída para permitir ao usuário respirar ar sob demanda, de um cilindro (ou cilindros) com ar sob alta pressão, através de um redutor de pressão e uma válvula de demanda ativada pelo pulmão. A válvula de demanda pode estar conectada diretamente à peça facial ou não. O ar exalado passa, sem recirculação, da peça facial, via válvula de exalação, para a atmosfera ambiente de modo que o usuário possa operá-la enquanto usa a máscara autônoma. 

 A NBR 13716 Equipamento de proteção respiratória – Máscara autônoma de ar comprimido com circuito aberto trata das definições de partes e componentes que compõe os sistemas abertos de ar comprimido através das máscaras autônomas como os cilindros, reguladores/redutores de pressão, manômetros, traquéias, peças ajustáveis, pressões, vazões, ajustes, ensaios, alarmes, padrões de conexões, armazenamento, definições, descrições e exposição a temperatura.

Fontes: 
ABNT Catálogo. NBR 13716:1996. 

Acessado em: 17/12/2013

 

Claudinei Machado
CoFundador da Breathe Sistemas de ar respirável

Capuz e outros equipamentos de jateamentoA NBR 14750 Respirador de linha de ar comprimido com capuz, para uso em operações de jateamento – Especificação, especifica os requisitos mínimos para os respiradores de linha de ar comprimido com capuz, para uso em operações de jateamento com sólidos abrasivos. Para avaliar a observância dos requisitos especificados nesta Norma estão incluídos os ensaios de laboratórios e os de desempenho prático. Se por alguma

razão o respirador completo não puder ser ensaiado, é permitido a substituição de componentes, desde que as características respiratórias e de distribuição de massa sejam semelhantes nos dois respiradores.

razão o respirador completo não puder ser ensaiado, é permitido a substituição de componentes, desde que as características respiratórias e de distribuição de massa sejam semelhantes nos dois respiradores.A NBR 14750 Respirador de linha de ar comprimido com capuz, para uso em operações de jateamento – Especificação, descreve como devem ser realizados os testes de desempenho, ensaios de laboratório, ruído (ambiental), inflamabilidade, resistência a desgaste, teste de estanqueidade, conectores de mangueiras, mangueiras e tubos para a finalidade, armazenamento e limitações de uso. A norma também descreve as pressões, vazões, peças e componentes do sistema e seus padrões de uso.