Fisiologia Respiratória – Pressão Parcial
Fisiologia Respiratória – Pressão Parcial. Pressão parcial é a pressão exercida individualmente por um gás dentro de uma mistura com outros gases. O ar que respiramos é uma mistura de gases: basicamente, nitrogênio (N2), oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2). Por Exemplo, se soprarmos um balão até enchê-lo, a pressão do ar que o preencheu é a combinação das pressões parciais de todos os gases contidos na nossa respiração, no caso nossa expiração.
Essa parte da pressão total gerada pelo oxigênio é a pressão parcial de oxigênio, ou seja, é a contribuição do O2 para a pressão total, enquanto que a pressão gerada pelo dióxido de carbono é a pressão parcial de dióxido de carbono e assim por diante. Uma pressão parcial de gás, portanto, é uma medida de quanto do gás está presente (por exemplo, no sangue ou alvéolos).
A pressão parcial exercida por cada gás numa mistura é igual à pressão total atmosférica (se for ao nível do mar será 760 mmHg) multiplicado pela composição fracionada do gás na mistura, no caso do oxigênio (21% – 0,21). Assim, dado que a pressão atmosférica total (ao nível do mar) é de cerca de 760 mm Hg e, ainda, que o ar tem cerca de 21% de oxigênio (O2), a pressão parcial de oxigênio no ar é 0,21 vezes 760 mm Hg ou 160 mmHg – ou ppO2 = 160 mmHg.
Abaixo eu postei um vídeo com as animações e explicações das trocas gasosas que acontecem no interior das células. Apesar de estar em inglês a animação por si só define muito bem a mecânica das trocas gasosas da fisiologia respiratória.
Animação das trocas gasosas
Anatomia Humana – Sistema Respiratório – Hematose: A Troca de Gases nos Pulmões
Nesta vídeo aula sobre o sistema respiratório o Prof. Rogério Gozzi descreve o processo de trocas gasosas entre os pulmões e o ar ambiente, denominado hematose ou respiração pulmonar.
- TORLONI, VLADIMIR. O sistema respiratório. Manual de proteção respiratória. Publicado por ABHO. Volume 1 , capítulo 2, página 45
Eastern Kentucky University, Human Physiology. Disponível em: <http://people.eku.edu/ritchisong/301notes6.htm>. Acessado em: 11 de Maio de 2012.