Respirador Purificador de Ar. Seleção do  Respirador Purificador de Ar para Cada Atividade

Respirador Purificador de Ar: A seleção do respirador purificador de ar de adução adequado para cada atividade requer consideração cuidadosa dos riscos à saúde presentes no ambiente de trabalho. Aqui estão algumas etapas gerais que podem ajudar no processo de seleção:

  • Avalie os riscos: Identifique os perigos presentes no ambiente de trabalho, como poeira, vapores químicos, gases tóxicos, partículas biológicas, entre outros. É muito importante determinar o tipo de risco, se mecânico, químico ou biológico ou se ainda é um risco combinado de duas ou mais das opções anteriores.  Por exemplo: No caso de trabalhos de jateamento os riscos são mecânicos, ou seja, o maior risco é uma partícula ou aerodispersoide chegar as vias respiratórias e prejudicar o aparelho respiratório como a sílica, asbesto / amianto). Já no caso da pintura os riscos podem ser só mecânicos se for pintura a pó ou podem ainda ser um risco combinado de aerossóis e vapores químicos do solvente ou isocianatos da tinta. Conheça mais dos riscos da pintura AQUI. Ou os riscos podem ser biológicos, como a limpeza de uma fossa ou galeria de esgoto ou efluentes.
  • Concentração de O2: Além dos riscos mecânicos, biológicos e químicos existem os riscos de insuficiência de oxigênio, onde as concentrações de O2 podem estar abaixo ou acima dos limites permitidos pela norma. Quando a concentração de O2 estiver alterada, ou seja, diferente de 20,9% v/v, deve verificar se o ambiente pode ser classificado como um espaço confinado ou atmosfera IPVS ou não. E para cada um desses cenários haverá o respirador mais adequado para as atividades.
  • Realize uma avaliação de riscos para determinar os tipos de contaminantes aos quais os trabalhadores estão expostos.
  • Conheça os requisitos regulatórios: Verifique as regulamentações como a NR 33 que diz respeito a segurança e saúde em atividades de espaços confinados.
  • Conheça e implante o PPR na sua empresa: Conheça o Programa de Proteção Respiratória da Fundacentro. Ele servirá de guia para orientar as melhores práticas para selecionar e garantir o melhor nível de proteção para cada atividade.

 

Fatores a serem considerados na seleção do respirador purificador de ar

Ao escolher um respirador purificador de ar de adução, considere os seguintes fatores:

Tipo de contaminante: Determine se o contaminante é um aerossol sólido (partículas) ou um aerossol gasoso (vapores ou gases). Isso ajudará a determinar se um respirador de partículas, um respirador de gás/vapor ou um respirador combinado é mais adequado. Verifique se existe o risco para olhos, face e todos detalhes da sua atividade. Na dúvida, consulte o suporte da Breathe.

Fator de Proteção Atribuído (FPA): O FPA é uma medida da capacidade de filtragem do respirador. Selecione um respirador com um FPA adequado para proteger os trabalhadores contra os níveis de contaminação presentes no ambiente.

Conforto e compatibilidade: Considere o conforto e a compatibilidade do respirador com outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para a atividade. Um respirador que seja adequado para o trabalho e que seja confortável de usar ajudará a garantir a adesão adequada por parte dos trabalhadores.

Treinamento e capacitação: Verifique se os trabalhadores receberam o treinamento adequado sobre o uso correto do respirador e se estão cientes dos procedimentos de manutenção e armazenamento adequados.

Procure orientação especializada: Caso tenha dúvidas sobre a seleção do respirador adequado, é recomendável buscar orientação de profissionais de saúde e segurança ocupacional, como um engenheiro de segurança ou um especialista em saúde ocupacional. Eles podem fornecer uma avaliação mais detalhada dos riscos e orientar na seleção do respirador apropriado para cada atividade específica.

 

Respirador Purificador de Ar Comprimido para Jateamento, Pintura

Para atividades com jateamento,  hidrojateamento,  cabines de pintura, aplicação de revestimentos e tratamento de superfícies a Breathe possui dois equipamentos que atendem a legislação e garantem total controle da qualidade e monitoramento contínuo dos parâmetros técnicos como concentração de monóxido de carbono (CO), oxigênio (O2) conforme define a NBR 12543.

Clique aqui para conhecer cada uma das soluções e escolher a que mais se adequa a sua necessidade:

XPAR1000 – PURIFICADOR DE AR RESPIRÁVEL PORTÁTIL  (para aplicações itinerantes e frentes de trabalho temporárias ou eventuais)

XPAR3000 – PURIFICADOR DE AR RESPIRÁVEL ESTACIONÁRIO (para grandes equipes) e uso contínuo no mesmo local.

 

Respirador Purificador de Ar para Trabalhos em Espaços Confinados (NR 33)

Para atividades onde a concentração de O2 pode estar alterada ou não pode ser garantida durante todo o tempo existem equipamentos do tipo respirador purificador de ar comprimido respirável mais adequados que visam garantir o suprimento de ar mesmo em condições críticas como: falta de energia, má qualidade do ar, baixa pressão. Para essas atividades os purificadores mencionados acima (XPAR1000 e XPAR3000) não bastam para garantir o suprimento de ar pois eles apenas filtram e monitoram a qualidade do ar em tempo real, porém não possuem um sistema de redundância para emergências.

Para essas atividades a Breathe possui outros sistemas mais adequados como:

SMART – PURIFICADOR DE AR COM SUPRIMENTO: O Smart da Breathe possui todos os recursos para purificar o ar comprimido industrial e monitorar os parâmetros que a legislação vigente exige (NBR 12543 e PPR da Fundacentro) e ainda garante um sistema de redundância seguro para casos extremos como contaminação do ar comprimido da fábrica com gases tóxicos como o CO ou H2S ou baixa concentração de O2.

DIFERENCIAL DO SMART: Para essas situações o SMART possui um sistema de ar comprimido em cilindros que suprirão a demanda emergencial e acionarão alarmes audiovisuais que informação a condição para os operadores / monitores do espaço confinado. Os mesmos recursos também estão disponíveis para casos de falta de energia e baixa pressão de rede de ar comprimido fabril.

 

UNIDADE MÓVEL DE AR RESPIRÁVEL TITÃ: O Titã é uma unidade móvel (sobre carretinha) que possui compressor, tratamento e purificação do ar e monitoramento da qualidade do ar em tempo real. Assim como o SMART, o Titã também possui sistemas de emergência para garantir suprimento de ar em caso de má qualidade do ar, baixa pressão e falta de energia, mas suas reservas são maiores e dimensionadas para equipes de 4 a 8 usuários simultâneos.

DIFERENCIAL DO TITÃ: Além de todos os recursos do SMART o Titã possui sua própria Geração de Ar Comprimido e isso dá uma autonomia muito maior para trabalhos com longa duração.

 

Gostou desse post? Tem dúvidas sobre equipamentos de proteção respiratória? Entre em contato (Aqui!) com a nossa equipe!