Unidade móvel de ar respirável: por que utilizar?

Em inúmeros setores é comum observar trabalhadores que são expostos a ambientes desafiadores, nos quais a qualidade do ar pode ser comprometida. Nas atividades industriais, de limpeza industrial, resgates em galerias e poços, inspeção, solda, tratamento de superfície, entre outras, os cuidados com a proteção respiratória é essencial para a proteção desses profissionais. Grande parte dessas vezes esses locais não possuem rede elétrica ou rede de ar comprmido disponível e pode ser necessário a utilização de ar comprimido respirável (ar de adução) para garantir um suprimento em quantidade e qualidade adequada para os trabalhos. É nesse contexto que a unidade móvel de ar respirável (UMAR) se transforma em um equipamento essencial. 

Trata-se de  solução que garante a respiração segura em locais onde o oxigênio é escasso ou a qualidade do ar é prejudicada minimizando a necessidade de máscaras. Nesse post, vamos explicar o funcionamento, quais as funcionalidades deste equipamento, bem como, por que utilizar uma unidade móvel de ar no seu projeto ou site. Para saber mais, não deixe de conferir!

Como funciona uma unidade móvel de ar respirável?

A unidade móvel de ar respirável é um sistema criado para fornecer ar mandado para trabalhadores que precisam de equipamentos de proteção respiratória do tipo respiradores de adução de ar (respiradores de linha de ar comprimido).  Esses sistemas dedicados são criados para gerar, filtrar e controlar a qualidade do ar que vai suprir as máscaras dos trabalhadores com toda a mobilidade de um trailer. Ou seja, mesmo que o local não possua infraestrutura de ar comprimido ou até mesmo rede elétrica, a unidade móvel de ar é uma usina de geração de ar comprimido, com tratamento integrado, purificação, controle dos parâmetros conforme a norma e ainda com alarmes e sistemas de redundâncias que garantirão um suprimento de ar adequado para trabalhos em espaços confinados, atmodferas IPVS e outros ambientes críticos onde o fator de proteção de outros equipamentos de proteção respiratória não atendem (EPR). 

Esses equipamentos são compostos basicamente por: compressor de ar, secadores de ar comprimido, filtros de ar para reter particulados e condensados de óleo, filtros de ar respirável (purificadores), uma central de análise da qualidade do ar (em tempo real) e um sistema de backup (redundância ou sistema de segurança) capaz de suprir a linha de ar comprimido de respiração, caso ocorra algum problema com o compressor ou haja uma nuvem de gases na captação ou na saída do mesmo. Esse backup de ar pode ser feito com baterias de cilindros de ar comprimido armazenados a alta pressão, onde a pressão é regulada para suprir a demanda de ar com baixa pressão para os EPRs (equipamentos de proteção respiratória) dos trabalhadores.

Sistemas de segurança do equipamento

A unidade móvel de ar respirável deve possuir pelo menos um alarme sonoro e outro visual de alta intensidade e alcance que deverá informar os trabalhadores sobre a falta de ar no sistema ou ainda quando ocorrer alguma situação que possa oferecer risco aos usuários. É comum que o sistema de alarme dispare quando as reservas de backup estiverem comprometidas durante o uso ou estiverem esgotadas ao ligar o equipamento.

Além de analisar constantemente as variáveis do ar respirável inalado pelo trabalhador, alguns sistemas são capazes de monitorar a atmosfera local e assim garantir que o local esteja livre de gases inflamáveis. 

Por ser um equipamento acoplado com rodas, ele é bastante versátil. Assim, a unidade móvel de ar respirável é uma solução interessante quando for necessária a utilização de respiradores de linha de ar comprimido para aplicações críticas de segurança industrial.

Normas de segurança e padrões de ar respirável: de que maneira o equipamento atende?

A segurança é um dos aspectos fundamentais da unidade móvel de ar respirável. Por se tratar de um sistema híbrido e especial, esse equipamento atende aos requisitos de segurança e confiabilidade estabelecidos em normas que regulamentam o uso de EPR’s, tais como as normas sobre o uso de máscaras, reguladores de pressão e acessórios. Além disso, o equipamento também pode ser configurado para atender as exigências trazidas em normas médico hospitalares como a RDC 50.

Geralmente, esses sistemas possuem detectores de gases para monitorar a concentração de monóxido de carbono (CO) e as taxas de oxigênio (O2), conforme os padrões estabelecidos na norma ABNT NBR 12543. Equipamentos mais avançados, além de monitorar essas variáveis, são capazes de monitorar as concentrações de névoa de óleo (hidrocarbonetos voláteis – VOC), dióxido de carbono (CO2), ponto de orvalho (P.O), sulfeto de hidrogênio (H2S), cloro (Cl2), amônia (NH3) e a temperatura da fonte de ar.

Aplicações da unidade móvel de ar respirável

Uma unidade móvel de ar respirável pode ser necessária em diferentes situações e para diferentes tipos de trabalho. Apenas para se ter uma ideia, listamos algumas das atividades em que esse equipamento é fundamental para garantir a segurança respiratória.

  • Trabalhos em espaço confinado (soldagem, pintura, tratamento de superfície, limpeza, jateamento).
  • Trabalho em atmosfera IPVS (troca de catalisadores, manutenção de reatores, raqueteamento, manutenção em linha de flare).
  • Manuseio de material biológico e hospitalar contaminado com microorganismos (fungos, bactérias, vírus).
  • Limpeza industrial de tanques, reatores, permutadores e trocadores de calor.
  • Limpeza de silos de alimentos e produtos químicos.
  • Manipulação, armazenamento e transporte de cimento, madeira, vidro e negro de fumo.
  • Limpeza, inspeção, manuseio e compactação de material radioativo ou contaminado.
  • Trabalhos em galerias de esgoto, galerias pluviais, fossa.
  • Furação, corte, desmonte, trituração, peneiramento e manipulação de rochas amiantíferas (amianto) e silicosas (sílica e silicose Fundacentro ) em minas e unidades de processo.
  •  Manipulação de matéria prima e produtos farmacêuticos que contenham: antibióticos, antirretrovirais, substâncias citotóxicas e hormônios.

Por que utilizar uma unidade móvel de ar respirável? 

A unidade móvel de ar respirável é um tipo de equipamento que supre sistemas de proteção respiratória (EPR) do tipo ar de adução, essencial para locais onde o trabalhador não pode inalar o ar existente como por exemplo os espaços confinados. São localidades ou situações com pouco ou nenhum oxigênio, onde não há renovação do ar, ambientes com presença ou possibilidade de formação de gases, ambientes altamente carregados com poeiras e aerodispersóides de toda espécie (Download Análise gravimétrica Fundacentro), ou ainda ambiente com riscos biológicos, nucleares ou químicos.  Portanto qualquer ambiente que precise de suprimento de ar e não tenha nem mesmo um compressor dedicado ou uma linha de ar comprimido disponível para essa aplicação é uma possível área de utilização da unidade móvel de ar respirável. 

De modo geral, todo trabalhador que atua em um ambiente hostil que necessite utilizar uma fonte de ar de respiração externa ao ambiente de trabalho (respiradores de adução de ar) pode se beneficiar com unidade móvel de ar respirável.  Especialmente em casos em que o volume de ar consumido pelos trabalhadores é elevado e o tempo demandado para as tarefas é indefinido, esse tipo de sistema é uma excelente opção.

Vantagens da unidade móvel de ar respirável

Uma unidade móvel de ar respirável representa uma série de benefícios para quem atua em ambientes com risco respiratório. Algumas dessas vantagens são:

  • Reservas de ar de adução ilimitadas (desde que exista energia elétrica ou combustível suficientes).
  • Grande vazão/volume de ar gerado. Ideal para grandes equipes trabalhando simultaneamente. 
  • Altíssimo nível de segurança de sistemas de backup robustos e a prova de falhas.
  • Controle preciso das características técnicas do ar e concentrações de gases (conheça mais do XAR8000 – O analisador de gases para ar respirável mais vendido nas grandes industrias).
  • Fácil operação e controle do sistema.
  • O custo do ar respirável gerado pode ser até 80% mais barato que a locação de cilindros de ar medicinal para a mesma finalidade.
  • Sistemas de suprimento de ar respirável mais seguros devido a presença de alarmes, alertas e todos recursos para garantir Grau D para o usuário final.

Quando utilizar uma unidade móvel de ar

Assim como qualquer equipamento, a utilização de uma unidade móvel de ar precisa ser avaliada de acordo com as características da sua planta industrial. Assim, nem sempre ela é a melhor opção. Antes de considerar o aluguel desse tipo de equipamento, ou mesmo a compra, é ideal ter em mente que ele possui algumas desvantagens.

  • Investimento relativamente alto comparado com outros sistemas de ar respirável.  Para demandas de até 4 usuários e períodos de trabalho de algumas horas, considere o SMART como opção. 
  • Peso e volume relativamente maiores que um conjunto autônomo ou bateria de cilindros.
  • Precisa ser rebocado com uma camionete ou transportado via caminhão munck ou guincho do tipo prancha.
  • Inviável para pequenas áreas (plataformas de petróleo – offshore). Para aplicações offshore considere a utilização de nossos SKIDS dedicados. 
  • No caso de projetos especiais a produção é artesanal e sob encomenda, ou seja, os prazos para fabricação podem chegar a 180 dias.  Considere a locação de UMAR para esses casos. 

Para fazer uma avaliação precisa do melhor equipamento para o seu site, o ideal é conversar com um especialista. Além de conhecer os melhores equipamentos do mercado, esse profissional pode orientar engenheiros e outros profissionais para a compra ou locação do equipamento adequado. 

 

Você conhecia as funcionalidades da unidade de ar mandado? Tem dúvidas se este equipamento atende as necessidades do seu projeto? Entre em contato com a equipe da Breathe e saiba mais!

 

OUTRAS SOLUÇÕES PARA TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS OU IPVS

Quer conhecer outras soluções da Breathe para trabalhos em espaços confinados? Consulte o Chronos – nosso carrinho de suprimento de ar com cilindros, ou ainda o SMART – O purificador de ar com suprimento para pequenos trabalhos e com a mesma segurança da Unidade Móvel de Ar Respirável.

 

CONHEÇA MAIS OS EQUIPAMENTOS DA BREATHE PARA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA E

TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS

Chronos Suprimento de Ar Respirável

 

XAR8000 Detector Multigases

XPAR3000 Purificador de Ar Respirável

 

 

 

 

 

Revalidacao-dos-Filtros-xpar1000-xpar3000-smart