Qualidade do ar respirável para respiradores de adução
O ar/gás utilizado nos respiradores de adução de ar deve ser respirável, e o sistema de suprimento deve ser capaz de fornecê-lo a todos os usuários na quantidade e pressão requeridas durante o uso e no abandono da área. A qualidade do ar/gás respirável deve ser verificada regularmente por pessoas competentes.
Compressor com Cavalete Filtrante – Arcofil x XPAR1000 – Breathe
A fonte de suprimento de ar respirável pode ser uma bateria de cilindros com ar comprimido armazenado a altas pressões (cascata), válvulas redutoras e reguladores de pressão para suprir a demanda através das mangueiras. No Brasil, quem define os tipos de respiradores para linha de ar mandado é a ABNT, através da NBR 12543, de 1999.
Veja as diferenças básicas entre o Arcofil (painel filtrante) e o Purificador de ar comprimido respirável XPAR1000:
Normas ABNT
- ABNT NBR 14749:2001: Equipamento de proteção respiratória – Respirador de adução de ar – Respirador de linha de ar comprimido com capuz.
- ABNT NBR 14372:1999: Respirador de linha de ar comprimido para uso com peça facial inteira ou semifacial.
- ABNT NBR 12543: Terminologia de equipamentos de proteção respiratória e especificações técnicas do ar respirável.
Purificador de Ar Respirável – XPAR1000 – Breathe
Nesse sistema, o ar é proveniente de um compressor lubrificado de uma rede industrial ou um compressor portátil. A Breathe Equipamentos, desenvolveu o Purificador Portátil de Ar Respirável-XPAR1000. Este dispositivo garante que cada parâmetro técnico exigido pela NBR 12543 seja obedecido e controlado durante trabalhos em espaços confinados, pintura, hidrojateamento e limpeza industrial, além de disparar alarmes audiovisuais em situações de anormalidade.
Atividades em Espaços Confinados (NR 33)
A NR-33 é uma norma regulamentadora para trabalhos em espaços confinados, que estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências, sendo a primeira norma regulamentadora a prever a realização de avaliação dos fatores de riscos psicossociais na sua redação.
A norma foi revisada em 2022 e, como principais avanços em relação às normas internacionais, destacam-se a não classificação dos espaços confinados e a obrigatoriedade de emissão de Permissão de Entrada e Trabalho (PET) para a realização de qualquer trabalho em espaço confinado.
Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio (O2).
Desvendando a NBR 12543
A NBR 12543:2017 classifica os equipamentos de proteção respiratória de acordo com o modo de funcionamento e os riscos respiratórios existentes em um ambiente de trabalho. Ela define a qualidade do ar respirável utilizado nos respiradores de adução de ar e apresenta a composição do ar atmosférico e a nomenclatura dos componentes de proteção respiratória.
Para saber mais sobre a NBR 12543 veja o artigo: https://protecaorespiratoria.com/nbr-12543/
Exigência do Monitoramento de Monóxido de Carbono (CO)
A NBR 12543 foi revisada várias vezes e, em sua última versão de 2017, passou a exigir o uso de monitores de CO em qualquer atividade que utilize ar comprimido. Todo ar comprimido deve possuir monitoramento contínuo de CO com alarmes audiovisuais para garantir que a concentração de monóxido de carbono não exceda 10 partes por milhão (ppm).
Programa de Proteção Respiratória da Fundacentro
O Programa de Proteção Respiratória (PPR) da Fundacentro visa proteger os trabalhadores contra riscos respiratórios decorrentes de atividades laborais. Baseado em normas e regulamentos como a NR-6 e NR-9, o PPR estabelece medidas de prevenção e controle de riscos respiratórios, seleção de equipamentos adequados e treinamento dos trabalhadores.
Qualidade do Ar Comprimido Respirável pela NBR 12543
- Oxigênio (O2): 19,5% <= O2 <= 23,5% (v/v)
- Água: Ausente
- Ponto de Orvalho: -10°C, abaixo da menor temperatura ambiente esperada
- Óleo Condensado: < 5 mg/m³
- Odor: Isento
- Dióxido de Carbono (CO2): < 1000 ppm
- Monóxido de Carbono (CO): < 10 ppm