O que é amônia? Riscos a Saúde
O que é amônia? Riscos a Saúde. A amônia é um produto básico na indústria química e tem aplicações domésticas e industriais. Na indústria, a amônia é usada no refino de petróleo, como insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas e ar condicionado industrial. Na agricultura, a amônia pode ser usada na fabricação de fertilizantes, e no tratamento antifúngico para os citrinos.
A amônia também pode ser produzida naturalmente quando os materiais armazenados como esterco, compostagem e outros materiais orgânicos se decompõem. A amônia pode ser misturada com água e vendida como hidróxido de amônio.
Riscos da Amônia
Os trabalhadores em todas as indústrias devem saber que, apesar de seu uso comum, ela representa riscos à saúde e, esses riscos exigem uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) e procedimentos de segurança e manuseio bem elaborados.
É considerada um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões.
Tem um cheiro característico e, é irritante quando inalada, e o nariz é geralmente o primeiro a sentir os sintomas da exposição. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores.
Para evitar a superexposição a amônia é importante conhecer os limites de exposição, as concentrações e propriedades dos materiais que podem reagir com o NH3 em seu ambiente de trabalho. É importante alojar e armazenar esses materiais em um local fresco, seco e longe de materiais incompatíveis, tais como cloro, ácidos, oxidantes e metais. Caso vá utilizar algum produto que contenha NH3 em sua fórmula, faça isso em áreas bem ventiladas e com facilidade de acesso a saída e próximo a torneiras onde possa se lavar em caso de exposição. Nunca misture amônia com cloro (alvejante) porque a combinação cria cloraminas, um gás extremamente tóxico e irritante. No ambiente de trabalho, use os EPIs adequados para as tarefas de trabalho onde haja presença de NH3, elabore estudo ssobre as condições, riscos e planos de emergência para esse produto.
Limites de Exposição
NR15 – 20 ppm
ACGIH (2010) – 25 ppm
IDLH – 300 ppm (IPVS)
Segue um vídeo de apresentação do detector multigases para sistemas de ar respirável XAR8000, da Breathe para monitorar linha de ar comprimido, incluindo sensor para gás (NH3):