Detector de gases XAR8000 - Breathe
Detector de gases XAR8000 – Breathe

 Detector de gases

Detector de gases de leitura direta para ar respirável

O detector de gases XAR8000 foi desenvolvido exclusivamente para uso em aplicações com fonte de ar respirável e ar medicinal. A Breathe desenvolveu um sistema único de captação e análise da qualidade do ar 100% conformidade com ABNT NBR 12543 e a RDC 50 da ANVISA, que lê apenas a amostra que vem da linha de ar comprimido e não a mistura com o ar ambiente.

O XAR 8000 possui um sensor de pressão diferencial que garante que o ar realmente chega ao detector de gases. Caso haja um rompimento ou um estrangulamento da mangueira de ar de amostragem, o detector de gases instantaneamente detecta e dispara um alarme informando que há um problema na coleta de ar do sistema. Isso garante que o ar amostrado esteja realmente chegando aos sensores.

O detector de vapores orgânicos voláteis (VOC) é capaz de ler mais de 450 tipos de vapores orgânicos e pode ser ajustado para melhor detectar um determinado gás presente na área industrial. O detector de VOC da Breathe opera por fotoionização. Os sensores por fotoionização são capazes de detectar quantidades de vapores com precisão de algumas partes por milhão (PPM) e isso garante que vapores tóxicos e nocivos à saúde e a vida sejam detectados em concentração bem abaixo das estabelecidas por lei evitando exposição ocupacional desnecessária.

O detector de gases para ar respirável da Breathe também possui monitoramento do ponto de orvalho e da temperatura do ar respirável dentro dos parâmetros exigidos por lei. É o único detector do mercado a monitorar o ponto de orvalho juntamente com as outras variáveis exigidas pelas normas de ar respirável, entre elas a NBR 12543, a EN 12021 e a Farmacopéia. Isso evita que ar comprimido muito seco ou muito úmido chegue às máscaras e prejudique o desempenho das atividades.

Datalogging – Registro de Dados com SD Card

O datalogging, ou registro de dados, do detector de gases XAR 8000 é capaz de armazenar até 100.000 eventos. Para se ter uma ideia, caso fosse disparado um registro contínuo de 1 evento por hora, o detector de gases seria capaz de armazenar dados por mais de 10 anos. Dessa maneira é fácil armazenar todas as informações relevantes do sistema de ar respirável (temperatura do ar, ponto de orvalho, taxas de oxigênio e variações de concentração de gases tóxicos ou inflamáveis ao longo das tarefas, calibração dos sensores, vida útil dos filtros).

Datalogging - detector de gases XAR8000
Datalogging – detector de gases XAR8000

Além disso, o uso dos cartões de memória SD Card, simplifica as tarefas de backup em computadores e servidores corporativos.

Com o datalogging, em SD Card, a jornada de trabalho de cada trabalhador pode ficar armazenada junto aos prontuários de saúde ocupacional ou junto a permissão de trabalho e dessa forma servir de comprovação da qualidade de ar que cada trabalhador

Através dos registros é possível gerar gráficos e tabelas de comportamento das variáveis ao longo dos trabalhos e sem a necessidade de um software especial. Todos esses recursos fazem do detector de gases para ar respirável XAR 8000 uma solução definitiva para as empresas e instituições que precisam de ar respirável de qualidade e informações relevantes e objetivas na área ocupacional.

A Comunicação RS232/RS485 do detector de gases XAR8000

Através da sua porta de comunicação com padrão RS232/485 é possível comunicar o detector de gases XAR8000 a uma micro impressora e gerar todos os relatórios impressos das atividades realizadas. Por serem padrões industriais robustos e internacionais, o detector de gases da Breathe é uma solução de baixo custo para rápida aquisição dos dados amostrados.

Tipos de alarmes do detector de gases XAR8000

 O detector de gases XAR 8000 possui diferentes níveis de alarmes para diferentes concentrações.
Os parâmetros de níveis de alarme da ACGIH: Threshold Limit Value (TLV) que é o valor limite de uma substância química), Time Weighted Average (TWA) que é alarme por tempo de exposição ao longo de jornadas de 40 horas semanais, o Time weighted average (STEL) que é o alarme por curto tempo de exposição, e os Limites ocupacionais Permissible Exposure Limit (PEL) da OSHA, o Recommended Exposure Limit (REL) da NIOSH e os limites da NR 15 são alguns dos parâmetros que podem ser editados conforme a necessidade de enquadramento da aplicação com ar respirável.

Padrões de Ar Respirável do detector de gases XAR8000

O detector de gases XAR 8000 já vem de fábrica configurado para atender as seguintes normas:

  • European Pharmacopoeia Standards

detector de gases XAR8000 Breathe
Detector de gases XAR8000 Breathe

Sistema de alarmes wireless do detector de gases XAR8000

O detector de gases XAR8000 possui um eficiente sistema de  comunicação sem fio que pode ser configurado para gerar um alarme a até 16 km de distância. Isso possibilita que as equipes de segurança ocupacional, operacional e emergência permaneçam informadas de qualquer anormalidade com o equipamento e tomem as decisões rápidas e adequadas.

 Variáveis monitoradas pelo detector de gases XAR8000

Segue abaixo a tabela com as escalas de medição disponíveis para o detector de gases XAR8000.

Gás

Faixa de medição

CO

0 a 1000 ppm

H2S

0 a 100 ppm

0 a 20 ppm

0 a 100 ppm

O2

0 a 30 %

CO2

0 a  5 %

Explosividade  (LEL) – ambiental

0 a 100 %

Vapores Orgânico Voláteis (VOC)

0 a 4000 ppm (isobutileno)

Temperatura do Ar

-50 a 50 °C

Ponto de Orvalho

0 a 100 % UR

Pressão da amostra de gás

0 a 10 kpa

Para mais informações procure a Breathe em www.breathe.com.br, o clique aqui.

Claudinei Machado
CoFundador da Breathe Sistemas de ar respirável