Programa de Proteção Respiratória Fundacentro

O Programa de Proteção Respiratória Fundacentro apresenta requisitos de programa de proteção respiratória, com descrição do conteúdo mínimo, procedimentos operacionais, implementação e administração do programa, além de responsabilidades de empregador e empregado. Traz orientações sobre: avaliação dos ambientes de trabalho; requisitos para avaliação física de candidatos ao uso de respiradores; treinamento para profissionais envolvidos com o uso de respiradores; procedimentos para realização de ensaio de vedação; orientações de higienização, limpeza, manutenção, guarda e descarte de respiradores.

Revisão de 2016 do PPR – Programa de Proteção Respiratória

Em sua quarta edição, o Programa de Proteção Respiratória Fundacentro está disponível no portal da Fundacentro para download. De autoria dos pesquisadores da Fundacentro de São Paulo, Antonio Vladimir Vieira, Silvia Helena de Araujo Nicolai, José Damásio de Aquino, Eduardo Algranti e do colaborador Maurício Torloni, a publicação apresenta os requisitos de um Programa de Proteção Respiratória, com descrição do conteúdo mínimo e dos procedimentos operacionais.

Além disso, o Programa de Proteção Respiratória Fundacentro informa quais são os métodos de como implementar e administrar o programa e das responsabilidades do empregador e do empregado. São 209 páginas, que traz orientações sobre avaliação dos ambientes de trabalho, visando à seleção do equipamento de proteção respiratória adequado ao usuário, à tarefa e ao ambiente.

O livro também engloba os conteúdos de requisitos para avaliação física de candidatos ao uso de respiradores, treinamento para profissionais envolvidos com o uso de respiradores, procedimentos para realização de ensaio de vedação e orientações sobre higienização, limpeza, manutenção, guarda e descarte de respiradores
“O Programa de Proteção Respiratória Fundacentro teve a coordenação técnica do professor Maurício Torloni, o qual infelizmente faleceu no ano de 2015, não tendo tempo para ver a publicação de mais esse trabalho”, comentam os pesquisadores.

EPI – Proteção Respiratória segundo a Fundacentro

Programa de Proteção Respiratória Fundacentro. Este vídeo orienta para a utilização de EPI contra poeiras, fumos, névoas, vapores, fumaças e gases, sempre como complementos às medidas de proteção coletiva. Como base para um controle eficiente, a Fundacentro elaborou o PPR- Programa de Proteção Respiratória, que dispõe sobre um conjunto de medidas práticas e administrativas que deve ser adotado em todas as empresas onde seja necessário o uso de respiradores.

Vídeo da Fundacentro sobre Proteção Respiratória

Respiradores para Poeiras Incômodas

 

DOWNLOAD – PPR-Fundacentro-2016

 

Este vídeo orienta para a utilização de EPI contra poeiras, fumos, névoas, vapores, fumaças e gases, sempre como complementos às medidas de proteção coletiva. Como base para um controle eficiente, elaborou o PPR, que dispõe sobre um conjunto de medidas práticas e administrativas que deve ser adotado em todas as empresas onde seja necessário o uso de respiradores. Este vídeo orienta para a utilização de EPI contra poeiras, fumos, névoas, vapores, fumaças e gases, sempre como complementos às medidas de proteção coletiva. Como base para um controle eficiente, elaborou o PPR, que dispõe sobre um conjunto de medidas práticas e administrativas que deve ser adotado em todas as empresas onde seja necessário o uso de respiradores. Este vídeo orienta para a utilização de EPI contra poeiras, fumos, névoas, vapores, fumaças e gases, sempre como complementos às medidas de proteção coletiva. Como base para um controle eficiente, elaborou o PPR, que dispõe sobre um conjunto de medidas práticas e administrativas que deve ser adotado em todas as empresas onde seja necessário o uso de respiradores.