Sistemas de ar respirável

Sistemas de ar respirável – O que são? É o nome dado a um conjunto de máquinas e equipamentos destinados a suprir demandas de ar comprimido para a respiração humana.

Um sistema de ar respirável dedicado pode ter geração, tratamento, purificação do ar e controle dos parâmetros técnicos exigidos por lei, ou ser composto apenas por uma estação filtrante que já recebe a fonte de ar comprimido (da fábrica ou de um sistema cascata) trata esse ar e o envia para atividades ocupacionais.

Por que é preciso tratar o ar comprimido?

Vamos admitir que o compressor utilizado para sistemas de ar respirável seja lubrificado (óleo mineral ou sintético) já que mais de 90% do mercado nacional é composto por esse tipo. Durante a compressão, o ar atmosférico passa por um sistema lubrificado a óleo (mineral ou sintético) e algumas peças móveis e, devido às elevadas temperaturas do processo, a pressão e a velocidade com que ocorre, parte desse óleo é arrastado para a linha de ar comprimido assim como material particulado aspirado da atmosfera ou desprendido do próprio sistema de compressão. A névoa de óleo pode causar lesões, alergias e doenças em órgãos do aparelho respiratório. Além do material particulado e do óleo, as temperaturas elevadas e o excesso de vapor de água também podem trazer problemas respiratórios e desconforto durante a utilização. Outro problema que pode ocorrer é a contaminação da linha de ar comprimido por uma nuvem de gás tóxico. Como um sistema de filtros comuns não é capaz de reter gases, essa corrente de ar contaminado chega até o trabalhador.  Por conta de um ou mais desses fatores é que se faz necessário tratar o ar comprimido para respiração humana. Os sistemas de ar respirável são desenvolvidos para controlar esses riscos.

Riscos da exposição à névoa de óleo (oil mist) em linhas de ar comprimido

De acordo com a Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA), agência do governo americano, certos tipos de óleos minerais são cancerígenos e casos de câncer de pele foram relatados em trabalhadores superexpostos. Além de problemas de pele, os trabalhadores também tiveram irritação de olhos, nariz e garganta, como resultado da exposição ao vapor de óleo. Uma das principais preocupações relativas aos perigos que uma dose diária de névoa de óleo envolve possível dano para o sistema respiratório. A exposição em longo prazo pode levar a bronquite, asma brônquica, tosse crônica e dificuldade para respirar. Estudos de agências como a OSHA, o Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional (NIOSH) e do Centro de Controle de Doenças (CDC) sobre a relação da exposição à névoa de óleo e o câncer de pulmão estão sendo realizadas. Embora não haja nenhuma conclusão “oficial” quanto à relação direta do câncer de pulmão causado pela exposição em longo prazo à névoa de óleo, os especialistas concordam que há alguma evidência de aumento da susceptibilidade. Um sistema de ar respirável bem projetado deve contar com um eficiente detector de névoa de óleo para evitar exposição ocupacional. O padrão OSHA atual para a exposição à névoa de óleo mineral é de 5mg/m3 de ar, para uma jornada de trabalho de 8 horas.

Sistemas de ar respirável fixo

São sistemas de ar respirável para tarefas de rotina (cabine de pintura em uma linha de produção, jato de granalha ou manipulação de matéria-prima em uma indústria farmacêutica e outros) onde a fonte de ar de respiração sempre será utilizada em um local definido para determinadas tarefas.

Sistemas de ar respirável móvel – Unidade móvel de ar respirável

São sistemas de ar respirável utilizados em aplicações diversificadas e em locais frequentemente diferentes. São estações completas de geração, tratamento e purificação do ar e controle dos parâmetros técnicos exigidos por lei que podem ser transportados facilmente e utilizados com grande facilidade.

Sistemas de ar respirável portátil
São purificadores portáteis que podem ser transportados manualmente e utilizados com grande facilidade. Geralmente, esses sistemas possuem filtros purificadores de ar, reguladores de pressão e distribuidor de ar. Alguns sistemas já possuem detector multigases (conheça o XAR8000 da Breathe), alarme sonoro, visual e sistemas de comunicação sem fio.

Assista ao vídeo de apresentação do purificador de ar respirável portátil, da Breathe:

Purificador de Ar Respirável Portátil XPAR1000 Breathe – Parte 1

Purificador de ar respirável portátil XPAR1000 Parte 2